Escola Portuguesa do Mindelo

Atividades de
Enriquecimento Curricular

As Atividades de Enriquecimento Curricular (A.E.C.) inserem-se numa estratégia alargada de articulação entre o funcionamento da escola e a organização de respostas sociais no domínio do apoio à família.

As A.E.C. são atividades de caráter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidem, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão da educação.

Inglês (1º e 2º ano de escolaridade)

A antecipação da aprendizagem do Inglês para o 1º e 2º ano de escolaridade, legítima e pertinente à luz das teorias gerais da aprendizagem e das línguas estrangeiras, requer pressupostos teóricos e decisões curriculares, que fundamentem a ênfase no desenvolvimento de competências e capacidades facilitadoras de uma posterior aprendizagem formal bem-sucedida, em detrimento da aprendizagem de conteúdos que necessariamente vão ser repetidos mais tarde.

Atividade Física Desportiva

Durante a realização da atividade física, a criança ao efetuar diferentes experiências utilizando o seu corpo reage aos diversos estímulos do meio envolvente, recebendo assim, através dos sentidos, toda a informaçõo útil (táctil, visual e auditiva), sobre a qual irá construir as imagens mentais que lhe permitirão a formação de conceitos.

Sabendo da valorizaçõo social que a atividade Fisica e desportiva contém e por acreditarmos que a escola tem uma função central na elevaçõo da prática desportiva das crianças e dos jovens, deve-se procurar implementar um modelo que os atraia e lhes desenvolva os conhecimentos e competências necessárias, sem que daí resulte a existência de práticas que estimulem a especialização precoce.

A atividade física e desportiva tem subjacente uma conceção de educação integrada, a partir dos conhecimentos adquiridos na vida familiar e na comunidade de origem de cada aluno.

Música

O desenvolvimento da literacia musical constitui-se como o grande objetivo do ensino da música no 1º Ciclo do Ensino Básico. A literacia musical além de significar uma compreensão musical determinada pelo conhecimento de música, sobre música e através da música, engloba também competências da leitura e escrita musicais e organiza-se em torno de um conjunto diversificado de dimensões assentes nos pressupostos da aprendizagem musical.

O processo de ensino e aprendizagem da educação musical consiste na interação de um conjunto de atividades relacionadas com a audição, interpretação e composição. Esta interação carateriza-se por três aspectos essenciais:  o primeiro é que todas estas atividades são atividades criativas; o segundo, diz respeito ao facto de que as práticas musicais podem envolver mais do que uma atividade em simultâneo. O terceiro e último aspeto diz respeito ao facto de ouvir, interpretar e compor estar interligado com os contextos de criação e ação artísticas, sociais, culturais, históricos e estéticos através de abordagens sensoriais. Estes contextos ligam-se a áreas de saber diferenciadas nomeadamente a outras artes e áreas científicas, humanísticas e tecnológicas.

Oficina de Expressão Artística

As aprendizagens essenciais nesta área, apresentam-se como uma forma de expressar aquilo que é essencial aos alunos conhecerem no final de cada ciclo e como um objetivo final a ser atingido, procurando definir o desenvolvimento esperado para todos. As Aprendizagens Essenciais na Expressão Artística, estão estruturadas ao nível da Apropriação e Reflexão, pretendendo-se, de uma forma sistemática, organizada e globalizante, desenvolver as capacidades de apreensão, descodificação e de interpretação dos códigos de leitura no contacto com diferentes universos dramáticos; – Interpretação e Comunicação  incentivando, a partir da experiência pessoal de cada um, a apreciação estética e artística,através dos processos de observação, descrição, discriminação, análise, síntese e juízo crítico – opiniões com critérios fundamentados –, captando a especificidade contida na linguagem e construção dramáticas; – Experimentação e Criação conjugando-se a experiência pessoal, a reflexão, os conhecimentos adquiridos (conceitos), através de exercícios e de técnicas específicas, para a expressão de conceitos e temáticas, procurando a criação de um sistema próprio de trabalho.

Para a concretização destes organizadores enuncia-se a operacionalização de conceitos específicos em que subjazem duas categorias e indicadores de reconhecimento dos códigos de leitura dramática teatral – Motivação e Ação/Reação que, em consonância com as Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, visam refletir as boas práticas na área da Expressão Artística e orientar a progressão do aluno.

Mindfulness

O projeto Mindfulness na EPM surge no sentido de promover relações saudáveis entre pares sendo o sucesso escolar um dos seus objetivos. É uma metodologia de trabalho que envolve todas as turmas do Pré-Escolar e do 1º Ciclo. Os alunos aprendem a identificar e a gerir emoções, a questionar-se mais acerca de como o outro se sente, a antever a sua reação e a adotar comportamentos em função dessa perceção.   O projeto Mindfulness dota toda a comunidade educativa de “ferramentas para poderem conhecer-se melhor”. É um projeto preventivo já que pode ajudar, desde cedo, a resolver problemas comuns na infância e na adolescência.  Este projeto dá ênfase ao desenvolvimento de competências emocionais consideradas vitais na relação do aproveitamento escolar e na melhoria da qualidade e equidade na escola.

Desenvolver capacidades de concentração, capacidades de atenção e de consciência do aqui e do agora são práticas diárias na EPM.

Clube da Matemática:

O clube de matemática pretende ser um projeto de complemento à atividade letiva e respetivos
conteúdos, com recursos práticos, tecnológicos e outros, diferentes dos utilizados numa aula do dia-adia.
Como indica o Currículo Nacional, o aluno deve ter diversos tipos de experiências matemáticas,
nomeadamente resolvendo problemas, realizando actividades de investigação, desenvolvendo projetos,
participando em jogos e ainda resolvendo exercícios que proporcionem uma prática compreensiva de
procedimentos. Nesse sentido, o Clube de Matemática tem como objetivos:
• Complementar o processo de ensino/aprendizagem na área da Matemática através de uma metodologia
centrada no aluno, bem como consciencializar os alunos da importância da Matemática para a sua
formação científica e tecnológica, assim como para a cidadania;
• Desenvolver capacidades de raciocínio lógico e de atenção/concentração, através de jogos lúdico-
-didáticos;
• Promover o gosto pela matemática através do jogo;
• Desenvolver nos alunos atitudes de autoconfiança, responsabilidade e integração na escola;
• Ocupar os tempos livres conferindo pertinência social e educativa

Ler+ :

Pensar a educação e a cultura como eixos indispensáveis ao exercício de uma cidadania ativa e ao desenvolvimento pessoal e social dos alunos motiva o domínio alargado da competência da leitura perspetivado como condição fundamental para a construção e consolidação de uma sociedade livre, com coesão social, acesso democrático à informação, ao conhecimento, e à criação cultural. Nesse sentido, enquadrado na etapa do PNL para 2017-2027 (PNL 2027) pretende este atividade de enriquecimento curricular  apoiar e fomentar a leitura  tendo em vista o desenvolvimento articulado de uma cultura científica, literária e artística; e, ainda, o acesso ao saber e à cultura com recurso às tecnologias de informação e comunicação.

Capoeira:

A Capoeira expressa uma manifestação de grande representação da cultura afro-brasileira, imprimindo relações histórico-culturais que se direcionam na busca de valores da construção do cidadão. O objetivo desta atividade passa por:
– contextualizar a história da capoeira através de vivências corporais;
– vivenciar a ginga e as técnicas de defesa e ataque a partir de dinâmicas em grupo;
– Conhecer, utilizar e aprender as técnicas básicas da capoeira a partir da utilização de instrumentos;
– Realizar rodas de capoeira com a interação entre as técnicas de luta, dança, jogo e música.

Shopping Basket